Dança Jovem
ADORANDO ATRAVÉS DA DANÇA
O movimento profético na dança é fruto de uma total entrega ao Senhor e de intimidade com Sua pessoa, e Sua personalidade, de uma maneira tal que nos “fundimos a Ele”. Assim, tornando-nos com nosso Mestre uma só peça que traz na sua plenitude o discurso corporal da vontade de Deus!
Dançar para Deus é uma ATITUDE, ou seja, um ato de fé, pois não é simplesmente subir no altar e dançar para as pessoas ou porque é moda no meio gospel e não ter definido no coração o propósito de Deus para a sua Igreja através da dança. Que a dança para o Senhor é bíblica isto não resta dúvida, pois na Palavra de Deus podemos observar vários momentos onde a dança é expressa, uma vez que ela existe com certeza não foi satanás quem criou porque foi Deus quem criou todas as coisas. O que precisamos nos atentar é para o que tem significado a dança para muitos, seqüência de movimentos ou movimentos com um propósito. É importante aqui ressaltarmos que o propósito pode tanto ser Santo e produzir vida, como o contrário e produzir morte.
Assim a dança como expressão de louvor e adoração ao Senhor não é uma prática corporal por si mesma, muito menos uma exibição artística como complemento ou um adorno especial no culto. A dança é parte integrante do louvor como um todo e nele, a essência de total entrega do adorador se manifesta por uma espontaneidade responsiva, ou seja, onde todos são levados para momentos de júbilo, edificação, cura, libertação, restauração e salvação na presença do Senhor. E dessa forma, relaxar nos braços de Deus e confiar plenamente neles. É liberar o poder do Espírito dentro de nós.
Dançar, também inclui o expressar de vários sentimentos - como: gratidão, amor, alegria por estar na presença do grandioso Deus e pela eterna Salvação em Jesus Cristo.
Assim para que isso ocorra, há necessidade de consagração... Vida de oração e jejum se torna algo vital, para que não haja uma dança sensual/carnal aos olhos de Deus.
* Miriã dançou quando Deus abriu o mar vermelho para o povo de Israel atravessar (Êxodo15:20).
* Davi dançou na presença do Senhor alegremente, quando a Arca foi levada para Jerusalém (II Samuel 6:14).
"Quando a arca do Senhor entrava na cidade de Davi, Mical, filha de Saul estava olhando pela janela e vendo Davi o rei, saltando e dançando diante do Senhor, ela o desprezou em seu coração" (II Sm 6:16).
Percebemos que existia dois tipos de pessoas, as que adoravam através da dança e as que observavam.
Temos que passar de meros observadores a adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Na verdade quando não estamos participando de uma adoração, começamos a criticar e desprezar aqueles que estão adorando. Por isso sempre que nos sentirmos como Mical, precisamos analisar a nós mesmos, se estamos fazendo parte da adoração ou se no momento estamos pensando em qualquer outra coisa de menor importância.
Quando Mical, esposa de Davi o repreendeu, Davi lhe disse: "é perante o Senhor que tenho me alegrado". (II Sm 6:21)
É muito importante observarmos que o Senhor não aprovou o espírito crítico de Mical, e isso causou esterilidade a ela até o dia de sua morte. Não devemos julgar aquele que faz algo diferente de nós para adorar a Deus, pois se Deus nos aceita do jeito que somos, também aceitará a adoração por mais esquisita que pareça aos nossos olhos, sendo pura de coração Ele aceitará.